segunda-feira, 16 de abril de 2018

Oscar 2018

A fábula "A Forma da Água" venceu o prêmio de melhor direção e melhor filme do ano. Foi um exagero. Havia dois ótimos filmes históricos concorrendo que fariam mais bonito para a Academia. A velha mania de Del Toro com monstros foi supervalorizada. O filme é bom, simpático, diria até poético, mas melhor filme do ano? Acredito que não. De qualquer forma como se trata de uma eleição e não de uma escolha criteriosa tudo poderia acontecer. Gary Oldman venceu na categoria de Melhor Ator. Muito justo. Sua atuação é realmente acima da média. Mais do que merecido. Frances McDormand  levou por "Três anúncios para um crime". Como o Globo de Ouro sempre foi uma prévia do Oscar isso era meio que esperado.

Na categoria roteiro tivemos um prêmio justo e uma palhaçada. A justiça veio para James Ivory. Com quase 90 anos o veterano diretor foi premiado não tanto pelo roteiro que escreveu para o drama romântico gay "Me chame pelo seu nome", mas sim por toda a sua carreira. Ele sempre foi um dos meus cineastas preferidos e pelo conjunto da obra merecia ser premiado. Já o Oscar de Melhor Roteiro Original para "Corra" é uma fanfarronice sem desculpas. Premiaram o filme apenas por ele ser o representante negro no Oscar. Poderiam ter escolhido uma obra melhor porque esse é um filme B, meio terror, meio comédia cretina. Prêmio dado por ideologia, nada mais.

Sam Rockwell venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por "Três anúncios para um crime". Ele interpretou o policial racista e porcalhão que não consegue controlar seus instintos mais básicos. Boa atuação, mas penso que Woody Harrelson esteve bem melhor nesse mesmo filme. “Blade Runner 2049” ganhou um Oscar importante, o de melhor fotografia dado pelo trabalho de Roger Deakins. Também levou o Oscar de melhores efeitos especiais. O filme que não foi sucesso de bilheteria e nem empolgou a crítica pelo menos não saiu de mãos abanando da festa. O sofisticado "Trama Fantasma" levou um prêmio coerente com sua produção, o de melhor figurino, nada mais normal em um filme sobre vestidos luxuosos e o mundo da moda da nobreza europeia. Por fim o bom filme de guerra de Nolan, "Dunkirk", levou prêmios técnicos apenas. Merecia muito mais em minha opinião.

Pablo Aluísio.

8 comentários:

  1. A Forma da Água receber o Oscar como melhor filme é piada. Dunkirk ou Dunquerque, como queiram, é infinitamente melhor.

    ResponderExcluir
  2. Estou achando essa cerimonia meio repugnante depois dessa onda de denuncias e protestos. Não me desce mais.

    ResponderExcluir
  3. Foi um prato cheio para quem gosta de discurso hipócrita de justiceiro social...

    Chato demais...

    ResponderExcluir
  4. Não pode o filme "A Forma da Água" ser melhor que "Dunkirk" ou Dunquerque, como queiram.

    ResponderExcluir
  5. Dunkirk é muito superior, muito. Assim como "O Destino de uma Nação", mas é a tal coisa, o Oscar é uma eleição e nem sempre vence o melhor. "A Forma da Água" é uma fábula. Uma homenagem ao antigo clássico trash "O Monstro da Lagoa Negra". É um bom filme, mas melhor do ano?! Nem passa perto disso.

    ResponderExcluir
  6. "Como o Globo de Ouro sempre foi uma prévia do Oscar(...)"

    Sério? Acho que você precisa entender melhor quem são os votantes nas premiações.

    ResponderExcluir
  7. Tradicionalmente o Globo de Ouro sempre foi a sala de espera do Oscar. Muitos premiados no Golden Globe também são premiados no Oscar. Há exceções, claro, mas a regra segue nessa linha.

    ResponderExcluir