sábado, 3 de março de 2018

Operação Red Sparrow

Mais um filme que está em cartaz atualmente nos cinemas brasileiros é esse "Red Sparrow". É uma tentativa da atriz Jennifer Lawrence de entrar no lucrativo filão dos filmes de ação. Provavelmente ela estivesse em busca de um grande sucesso de bilheteria ao estilo "Missão Impossivel", mas se formos levar em conta o fraco desempenho comercial do filme nos Estados Unidos e Europa suas pretensões não deram muito certo. Do que se trata? É uma trama que tenta reaproveitar elementos dos antigos filmes de espionagem dos tempos da guerra fria. Dominika Egorova (Jennifer Lawrence) é uma bailarina da prestigiada companhia de balé Bolshoi. Durante uma apresentação ela tropeça em seu parceiro e cai violentamente no chão. A lesão é grave, colocando um fim em sua carreira que ela tanto sonhou tornar realidade.

Depois do acidente sua vida muda radicalmente. Sem emprego e precisando ganhar dinheiro pois sua mãe está doente, precisando de tratamento médico, ela aceita entrar em um curso preparatório de agentes do serviço secreto russo. Afinal seu tio é um figurão por lá. Seu treinamento foca no uso dos atributos femininos para seduzir e conquistar espiões inimigos, principalmente americanos e britânicos. Em pouco tempo ela entra em campo e acaba se aproximando de um agente da CIA. Seu objetivo é descobrir a identidade de um traidor que estaria repassando segredos da Rússia para o ocidente. É bom explicar que a estória do filme não se passa nos tempos da guerra fria, quando KGB e CIA disputavam palmo a palmo o mundo da espionagem internacional. O filme se passa nos tempos atuais, por isso Dominika acaba entrando em um jogo perigoso, fazendo contra espionagem, jogando para os dois lados, tentando até mesmo arranjar um asilo político nos Estados Unidos. No saldo geral não achei o filme grande coisa. Em muitos momentos o roteiro se arrasta, caindo na monotonia. Não há também grandes cenas de ação, indo mais para o lado intelectual do jogo de espionagem. Há também um certo excesso de vulgaridade e violência (com cenas de tortura) que muitas vezes soam de forma gratuita. É um filme decepcionante em muitos aspectos. Não foi dessa vez que a Jennifer Lawrence conseguiu emplacar um grande filme nesse gênero cinematográfico.

Operação Red Sparrow (Red Sparrow, Estados Unidos, 2018) Direção: Francis Lawrence / Roteiro: Justin Haythe, baseado no romance de espionagem escrito por Jason Matthews / Elenco: Jennifer Lawrence, Charlotte Rampling, Jeremy Irons, Joel Edgerton / Sinopse: Após um sério acidente em uma apresentação do balé Bolshoi em Moscou, a bailarina Dominika Egorova (Jennifer Lawrence) vê sua carreira artística chegar ao fim. Desempregada e precisando de dinheiro, ela acaba sendo recrutada pelo serviço de inteligência do governo russo, onde passa a fazer o serviço sujo da agência, seduzindo agentes inimigos, arrancando deles informações importantes. Sua primeira missão é descobrir a identidade de um traidor russo que estaria repassando planos secretos para os países ocidentais.

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Você escreve "É uma tentativa da atriz Jennifer Lawrence de entrar no lucrativo filão dos filmes de ação.". Você se esqueceu de Jogos Vorazes e X-Men? Eu acho que a Jennifer Lawrence já está relativamente bem estabelecida no mercado de filme de ação.

    ResponderExcluir
  3. Classificar filmes em gêneros cinematográficos é meio complicado. Cada pessoa costuma classificar os filmes em determinados nichos diferentes. "X-Men" eu colocaria no gênero ficção. "Jogos Vorazes" em fantasia voltada para o público adolescente.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, embora haja cenas de ação nesses filmes eu entendo que eles não são filmes de ação. São de outros gêneros.

    ResponderExcluir