sábado, 3 de março de 2018

Gotham City 1889: Um Conto de Batman

Se você gosta do universo do Batman deixo a dica para conhecer as animações mais recentes produzidas pela Warner Bros. Em muitos casos são adaptações muito boas das melhores aventuras do homem morcego em quadrinhos. Aqui temos mais uma nesse estilo. O diferencial dessa animação é que o personagem do Batman é deslocado para o século XIX, em uma Gotham City com todas as características da Londres dos tempos de Jack, o Estripador. Aliás essa é a melhor coisa do desenho, unir o Batman, aqui usando trajes vitorianos que lhe trouxe uma variação de uniforme bem interessante, com um dos mais infames assassinos em série da história. Em linhas gerais Bruce Wayne continua o mesmo, com o mesmo background histórico, de origens, etc, mas em outro período histórico. Poderia ficar estranho, mas no final das contas ficou realmente muito bom.

Outra boa sacada do roteiro é colocar vários personagens do universo do Batman para servirem como ponto de referência para pessoas reais que encontraram com o Jack, o estripador, pelas ruas escuras e cheias de névoa daqueles tempos sinistros. Assim a Hera Venenosa, conhecida vilã e inimiga de Batman, surge como uma das vítimas do assassino. Ela é uma dançarina que após fazer seu número em uma casa de show da cidade acaba sendo atacada ao retornar para casa. A Mulher Gato também está na animação. Ela nunca veste sua roupa, mas é a mesma Selina Kyle dos quadrinhos. Chega inclusive a ter um affair com o mascarado. Então é isso, uma animação que tem traços bem originais, a salvando o lugar comum.

Gotham City 1889: Um Conto de Batman (Batman: Gotham by Gaslight, Estados Unidos, 2018) Direção: Sam Liu / Roteiro: James Krieg / Elenco:  Bruce Greenwood, Jennifer Carpenter, Chris Cox  / Sinopse: Adaptação para animação da graphic novel "Gotham by Gaslight" de Brian Augustyn. Aqui Bruce Wayne vive no século XIX, em uma Gotham City cheia de criminalidade. Quando prostitutas começam a morrer pelas ruas obscuras da cidade, Batman começa a investigar e descobre que há um novo serial killer andando pelas ruas, um assassino que se auto denomina "Jack, o Estripador".

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Cara eu gosto tanto dessa fase dos quadrinhos do Batman que tenho comigo até hoje a estória que serve de base para o primeiro filme do Nolan com o homem morcego. Esses quadrinhos são melhores que cinema.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de cultura pop, mas nunca fui de ler quadrinhos, em época nenhuma da minha vida. Acho que como gostava muito de cinema, acabava ficando meio entediado lendo quadrinhos. É uma linguagem bem própria.

    ResponderExcluir