sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Paul McCartney - CHOBA B CCCP

CHOBA B CCCP foi o álbum que Paul McCartney gravou especialmente para o povo russo em 1987. Ele ficou sabendo que os fãs russos compravam cópias contrabandeadas dos discos dos Beatles na época da guerra fria e decidiu que iria gravar algo especial para seus fãs que viviam atrás da cortina de ferro. O regime comunista soviético proibiu a venda dos discos dos Beatles durante os anos 60, por entender que o material era propaganda decadente do capitalismo ocidental. Uma típica visão radical e idiota, própria dos comunistas em geral.

O LP foi gravado meados de 1987, com vários covers e novas versões de Paul para clássicos do rock, principalmente da primeira geração do rock ´n´ roll americano. É interessante notar que esse tipo de disco iria até se tornar bem comum depois dentro da discografia de Paul (basta lembrar de "Run Devil Run"), mas que naquele momento era algo inédito em sua carreira. O curioso é que Paul quis desde o começo que o disco fosse vendido apenas na Rússia (na época chamada de União Soviética). A Perestroika e a Glasnost já estavam na ordem do dia e com a abertura do regime linha dura comunista Paul conseguiu, pela primeira vez em sua vida, lançar um disco oficial em solo russo!

Como a EMI Odeon não tinha autorização de abrir filiais e vender seus produtos na URSS, Paul precisou vender os direitos autorais para uma gravadora russa pequena chamada Melodiya. No começo foram prensadas apenas 10 mil cópias que imediatamente começaram a chegar ao ocidente, através da Alemanha. Era uma grande ironia do destino. Na época dos Beatles os fãs russos compravam cópias no mercado negro para ouvir. Agora eram os russos que vendiam os discos de Paul para os ocidentais, atraídos principalmente pelo alto valor de cada cópia, uma vez que o disco não havia sido lançado na Europa ocidental. De qualquer forma "CHOBA B CCCP" acabou se tornando mais uma preciosidade na discografia de Paul McCartney, algo que iremos falar em detalhes nos próximos textos. Até lá!

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Paul McCartney - CHOBA B CCCP - Parte 1
    Pablo Aluísio
    Novos textos em breve!

    ResponderExcluir
  2. O Onassis dizia que se você possuísse uma maçã de ouro você poderia até cometer crimes, tal inebriante era o poder do ter.
    Lendo este seu post, vemos que o Paul tinha esse "ter", esse poder de poder tudo, graças ao seu talento e carisma inebriantes.

    ResponderExcluir
  3. E o poder usou esse poder para fazer boa música!
    Perfeito!

    ResponderExcluir