sábado, 4 de novembro de 2017

15 Minutos

Nos anos 70 ter o nome de Robert De Niro em um poster de filme era sinônimo de grande filme sendo exibido. O tempo passou... e bem, isso deixou de ter importância. Principalmente a partir dos anos 90 De Niro começou a fazer uma incrível sucessão de filmes fracos, alguns descartáveis e outros ainda constrangedores. Esse "15 Minutos" se enquadra na categoria de descartável. Lançado diretamente nas locadoras de vídeo no Brasil na época era aquele tipo de fita policial facilmente esquecível, um genérico sem graça de um estilo que havia gerado excelentes filmes na década anterior. Agora tudo parecia mera lembrança, sombra do que um dia foi.

A trama também não ajuda. Tudo começa quando o tira interpretado por De Niro vai investigar dois corpos encontrados em uma casa que foi incendiada. Supostamente aquelas pessoas teriam sido mortas pelo fogo, mas depois descobre-se que elas foram assassinadas, com o incêndio servindo apenas para destruir provas e pistas do crime. E assim o filme segue, com pequenas reviravoltas, envolvendo inclusive dois estrangeiros que estariam ligados às mortes. Nada muito inspirador ou memorável. Para falar a verdade 15 minutos após assistir ao filme você acaba mesmo esquecendo de tudo o que viu. Cinema fast food descartável e esquecível de pouco valor artístico. Melhor esquecer mesmo.

15 Minutos (15 Minutes, Estados Unidos, 2001) Direção: John Herzfeld / Roteiro: John Herzfeld / Elenco: Robert De Niro, Edward Burns, Vera Farmiga, Charlize Theron, Kelsey Grammer / Sinopse: Robert De Niro interpreta um policial de Nova Iorque que passa a investigar o assassinato de duas pessoas desconhecidas, encontradas em uma cena de incêndio. Inicialmente pensa-se que foram mortas pelas chamas do fogo, mas depois descobre-se que tudo não passou de uma cortina de fumaça para esconder as provas do crime, do duplo assassinato. Filme indicado ao World Stunt Awards, o Oscar dos dublês. 

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 6.3

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Apesar de O Robert De Niro não ter mais o peso de uma grande ator como antes, ele tem uma vantagem sobre a maioria quando aparecer em um filme. Aquele jeito estoico, que virou um cacoete interpretativo dele, da tanta dignidade a qualquer personagem que ele interprete que o torna infalível, mesmo em filmes fracos como esse. Ele parece dizer: "se eu estou aqui, vale a pena" e a gente, graças a força do seu carisma, acaba engolindo a bomba.

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade. A força do nome ainda está lá... só o que não está é um bom filme para assistir... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Off Topic:

    Pablo, eu acabei de ouvir It's easy for you com o Elvis. Desde que eu perdi meu Moody Blue eu não ouvia essa música. Que música forte e suave ao mesmo tempo na interpretação do Elvis. Era uma das minhas preferidas deste Moody Blue e quase a havia esquecido.

    ResponderExcluir
  5. Uma música bem típica dessa fase do Elvis.

    ResponderExcluir