quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A Chave do Sucesso

Título no Brasil: A Chave do Sucesso
Título Original: The Big Kahuna
Ano de Produção: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Franchise Pictures
Direção: John Swanbeck
Roteiro: Roger Rueff
Elenco: Kevin Spacey, Danny DeVito, Peter Facinell, Paul Dawson, Christopher Donahue, Frank L. Messina

Sinopse:
Baseado na peça teatral escrita por Roger Rueff, o filme mostra a história de três vendedores gananciosos que tentam de todas as formas vender seus produtos para compradores em potencial durante uma convenção de vendas em Nova Iorque. Para turbinar suas vendas vale tudo ou quase isso...

Comentários:
Esse filme tem uma estrutura bem teatral, até porque foi baseado numa peça encenada no circuito Off Broadway em Nova Iorque. De certa maneira é um enredo bem humano, mas ao mesmo tempo mordaz, mostrando que para garantir a sobrevivência esses vendedores estão dispostos a tudo! Claro que em um filme assim o mais importante seria o elenco. Ainda bem que temos aqui dois grandes atores em cena. Kevin Spacey, bom, todos já sabem, é um dos atores mais talentosos de sua geração (isso se não for o melhor mesmo!). Ele é ótimo para interpretar personagens com personalidades cínicas, venenosas. Na superfície um cara até bacana, boa praça, mas que por trás guarda as piores intenções, sempre pronto para puxar o tapete do próximo (mesmo que ele seja seu "amigo"). O outro excelente ator é Danny DeVito. Baixinho, gordinho, com praticamente tudo o que poderia lhe prejudicar como vendedor ele surge com várias cartas na manga para superar os concorrentes. Enfim, um bom filme, com argumento elaborado em cima do mundo corporativo. Um lugar que tem todo tipo de gente, menos santos!

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Kevin Spacey dispensa comentário uma vez que você já disse tudo.
    Agora, sobre o Danny DeVito o buraco é mais embaixo (opa!). Esse é um ator daquele tipo que o seu físico característico não interfere nos personagens que interpreta. Como exemplo desse tipo de ator temos vários atores: o gordo John Goodman que nunca faz papel de gordo bobo, ou sequer de gordo; O Jason Statham, ou o Bruce Willis, que apesar de carecas sempre fazem do papel do herói sexi e não de perdedores complexados; os negros Morgan Freeman, ou o Denzel Washington, que nunca fazem o papel de negros humilhados vitimas de brancos, mas na verdade sequer fazem papel de negros especificamente, mas sim de pessoas, seres humanos orgulhosos e dignos; e ai se situa esse grande ator o Danny DeVito, que é um gigante em qualquer papel.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito o seu ponto de vista. Outro ator que colocaria nessa categoria é o Peter Dinklage que interpreta Tyrion Lannister na série "Game of Thrones". Ele é um excepcional ator que por acaso é anão. Isso porém nunca chega a ser um problema, porque o seu talento é realmente fantástico.

    ResponderExcluir
  3. Boa! Esse anão, o Peter Dinklage, é fabuloso ator. Não consigo vê-lo como anão no último X-Man - X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso,para não falar de Eddie Plan, do filme Pixels, um outsider da pesada.
      Na serie CSI, tem um episodio que trata sobre anões e lá dizem que há um tipo de anão, que são os que tem cabeça grande, que são os anões considerados bonitos, os galãs, ou seja, os predestinado a ser winners desse mundo tão especifico. Acho que o Peter Dinklage é um desses.

      Excluir
  4. Não tem jeito, o talento sempre se sobressai... é uma força da natureza.

    ResponderExcluir