sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Tobe Hooper

O cinema de terror perdeu um de seus mestres, o diretor Tobe Hooper. Tive o prazer de assistir muitos filmes de Hooper no cinema, como tinha que ser. Ele foi um criador de películas de horror em um tempo onde o politicamente correto não interferia na criatividade dos cineastas, onde tudo era possível e não havia muitos limites. Assim Hooper teve a chance de dirigir e produzir um autêntico cinema podreira de qualidade. No total dirigiu 37 filmes! Uma marca e tanto em termos de produtividade.

O primeiro grande sucesso de sua filmografia foi "O Massacre de Serra Elétrica" de 1974. Como se diz hoje em dia esse é um filme terror de raiz! O diretor aproveitou um caso real (acredite, o roteiro é baseado em acontecimentos reais ocorridos no Texas) e criou essa sangrenta fita, onde psicopatas cruéis matavam suas vítimas com requintes de crueldade. O filme, feito com orçamento mínimo, se tornou um cult movie e colocou Hooper no radar dos fãs de horror. Depois disso o diretor começou uma fase áurea, tudo culminando com o sucesso de "Poltergeist" de 1982. O diretor foi escolhido a dedo por Steven Spielberg, que produziu a fita. Nas palavras de Spielberg ninguém mais poderia dirigir aquela história tão bem como Hooper.

Na década de 80 Hooper colecionou filmes mais do que interessantes. Produções B de terror que com o tempo se tornaram pequenas obras primas do gênero. Em "Pague Para Entrar, Reze Para Sair" o diretor usou um parque de diversões, esse lugar tão infantojuvenil, para explorar o máximo em termos de sangues e tripas. Já em "Força Sinistra" Hooper levou o terror para o espaço. Misturando filmes de terror com Sci-Fi ele criou uma espécie de alienígena que sugava a força vital dos seres que encontrava pela frente. Um tipo de "vampiros espaciais" como bem definiu Hooper. Nem é preciso dizer que a fita caiu no gosto dos fãs de filmes trash (mas aqui feitos com bons orçamentos).

Hooper repetiu a dose em "Invasores de Marte", mais um filme que misturava os dois gêneros mais populares entre os adolescentes dos anos 80. Essa aliás era uma característica interessante da obra do diretor. Ele sempre procurava misturar o gênero terror com outros gêneros cinematográficos. Assim levou humor ao horror em "O Massacre da Serra Elétrica 2", onde no meio da matança desenvolveu momentos de puro humor negro como poucas vezes visto no cinema da época. O diretor também trabalhou na TV, em séries como "Histórias Maravilhosas" ao lado de Spielberg novamente. O diretor continuava na ativa, intercalando seus trabalhos de direção com produção, sempre no estilo que o consagrou: o terror. Para quem levou sustos no cinema com suas obras (ora divertidas, ora assustadoras) fica assim a sensação de vazio de um mestre que nos deixou. Descanse em paz, Tobe Hooper.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. A morte de Tobe Hooper
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Sobre a importância do diretor Tobe Hooper você disse tudo.

    Vou destacar uma curiosidade, na verdade uma incoerência absurda relativa ao titulo que o filme recebeu no Brasil. Vamos lá: comecemos pelo titulo original que é "The Texas Chainsaw Massacre" que numa tradução literal seria "O Texas Serra de Corrente"; eu concordo que em português seria ininteligível e precisava de uma adaptação. Mas aí vem os gênios da versão de títulos brasucas e mandam "O Massacre da Serra Elétrica"! O problema é que se a tal serra fosse elétrica como o serial killer perseguiria as pessoas como o faz no filme todo? Não haveria nunca um fio elétrico comprido suficiente, ou bastaria algum personagem mais esperto arrancar o plug da tomada e adeus serra. Fora o fato que o som da serra do filme é de serra de motor à gasolina. Não é de matar? opa!

    PS.Mais um detalhe no Rush.

    ResponderExcluir
  3. Eu já desisti de procurar coerência ou lógica nesses títulos nacionais. É cada absurdo que vou te contar...

    ResponderExcluir