sexta-feira, 4 de março de 2011

O Ateísmo e o Protestantismo

Ao se debruçar em relação à pesquisas sobre religião no continente europeu descobrimos algumas coisas interessantes, principalmente sob um ponto de vista histórico. Os países europeus com o maior número de ateus atualmente são exatamente aqueles em que o protestantismo dominou nos últimos séculos. Em alguns deles o catolicismo foi banido das igrejas. Historicamente também percebemos que os países europeus mais religiosos atualmente são justamente aqueles em que o catolicismo sempre predominou. Isso cria uma relação inegável entre as doutrinas inauguradas por Lutero e o puro e simples ateísmo, onde grande parcela da população não acredita mais em Deus.

Os países europeus mais ateus na atualidade são Suécia (onde 85% do povo se declara ateu), Dinamarca (com 80% de pessoas que não acreditam em Deus) e Noruega (onde 72% não acreditam mais em nenhum tipo de divindade). O que aconteceu no passado nesses países do norte da Europa? Ora, reis e rainhas se declararam protestantes e expulsaram os católicos ou os perseguiram implacavelmente. Sem a fé católica tudo foi uma questão de tempo. O ateísmo se instalou e os protestantes que sobraram se tornaram uma pequena minoria entre o povo, encarado muitas vezes como fanáticos intolerantes (características aliás que sempre são associados aos protestantes em várias partes do mundo).

Do outro lado da balança temos os países mais religiosos da Europa. Quais são eles? Portugal, Espanha e Itália. Países tradicionalmente católicos, onde a Igreja Católica sempre se fez muito presente ao longo da história. Em Portugal tivemos as aparições de Nossa Senhora. Na Espanha a Igreja Católica sempre foi muito presente e na Itália temos a sede da Igreja, no Vaticano, em Roma. Um dado importante sobre isso: 98% dos italianos se declaram católicos! A França também foi uma nação católica por séculos, com a monarquia muito próxima aos assuntos papais, porém a Revolução Francesa parece ter quebrado em parte a fé dos franceses. Em consequência disso é dos países católicos tradicionais o que atualmente tem a menor percentagem de pessoas com crença em Deus, mas se comparada com as nações historicamente protestantes do norte europeu ainda exibe números até robustos.

Isso levou um dos pesquisadores a dizer a seguinte frase: "O Protestantismo parece ser a antessala do ateísmo!" Números não mentem. Nações europeias que abraçaram o protestantismo depois da reforma acabaram liquidando no seio de seu povo com a fé em Deus. Parece algo que não germina, que não dá frutos. No Brasil temos também uma relação curiosa. Conforme aumenta o número de evangélicos, aumenta também o número de ateus, principalmente entre os mais jovens. Os absurdos que ocorrem em certas denominações protestantes acabam chocando esses jovens e muitos deles acabam criando uma aversão ao evangelho, à palavra de Deus. Muitos encaram tudo como simples charlatanismo para se ganhar dinheiro com a fé alheia! Quem pode censurá-los? Assim encerro a postagem com os números postos sobre a mesa. Agora cada um que tire suas próprias conclusões.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Catolicismo em Maria
    O Ateísmo e o Protestantismo
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir