sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Os Últimos Dias de Robin Williams

Essa é uma série de documentários do canal Discovery que procura revelar o que teria acontecido na morte de famosos, recriando suas últimas horas. Nesse episódio em especial o programa refaz os passos do ator e comediante Robin Williams antes dele se matar enforcado em sua própria casa. Com a certidão de autópsia nas mãos e depoimentos de pessoas que conviveram com Williams, vai se traçando seus últimos momentos e as razões que o levaram a cometer um ato tão extremo de desespero. A primeira impressão que tive foi de melancolia ao saber que aquele comediante com sorriso sempre aberto em seus filmes, que levava humor e diversão a milhões de espectadores, na realidade era um homem deprimido, triste e com vários problemas emocionais e de saúde.

Há mesmo um choque entre a realidade de sua vida e a imagem que o cinema construiu em sua mente por anos e anos. Uma ex-namorada confessa que Robin era um sujeito de personalidade sombria, que sequer gostava muito de estar no meio de seu público. Imaginem, aquele simpático astro de comédias na verdade era uma pessoa soturna, pouco avesso ao contato com outras pessoas. Uma grande surpresa saber de algo assim. O documentário revela como sua carreira havia entrado em declínio e como ele estava com sérios problemas financeiros, isso apesar de ter ganho verdadeiras fortunas em sua carreira em Hollywood. Também mostra que no final ele desenvolveu uma personalidade paranoica, agravada pelo diagnóstico de Mal de Parkinson e demência. Além disso havia o velho problema com a bebida e as drogas. Robin Williams foi viciado em cocaína por longos anos, algo que depois contribuiu para seus inúmeros problemas de saúde numa idade mais avançada. Um triste retrato que demole, em certo sentido, aquela simpática imagem que eu particularmente tinha dele. Assim descobrimos que aquela velha lenda do "Palhaço triste" não é tão lenda como se pensa. Em muitos casos é a pura realidade.

Autopsy: The Last Hours Of  Robin Williams (Estados Unidos, 2014) Direção: Adam Warner / Roteiro: Adam Warner / Elenco: Iain Glen, Alain Robin, Basienka Blake / Sinopse: Documentário do canal Discovery que mostra os últimos dias de vida do comediante Robin Williams. Seus problemas pessoais e o que foi revelado em sua autópsia formam um claro retrato de seus momentos finais, antes de resolver se matar em sua própria casa.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Autopsy: The Last Hours Of Robin Williams
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica Serge.
    Já foi corrigido o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há de que Pablo.

      "A primeira impressão que tive foi de melancolia ao saber que aquele comediante com sorriso sempre aberto em seus filmes, que levava humor e diversão a milhões de espectadores"

      Você sintetizou tudo aqui. Eu sempre que me lembro do Robin Willians me vem o filme "Bom Dia Vietnam". Ele, neste filme principalmente, transborda uma alegria que transcende o personagem. Realmente esse suicídio é foi uma surpresa.

      Excluir
    2. Robin foi o palhaço que chora... triste.

      Excluir