sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Um Homem Misterioso

Americano (George Clooney) chega numa pequena cidade italiana e começa a despertar a curiosidade dos moradores locais. Discreto, agindo quase sempre nas sombras, ninguém ao certo sabe quem realmente ele é e a razão dele estar na região. O roteiro desse filme é bem curioso. Para se ter uma idéia nunca descobrimos qual é o nome verdadeiro do personagem de George Clooney. Na maior parte do tempo ele é apenas "O Americano", que inclusive dá origem ao título original em inglês. O estranho sujeito parece não ter quaisquer laços familiares e nem afetivos (seu relacionamento mais sério é com uma prostituta italiana do qual ele não tem certeza se deve confiar). Também não descobrimos ao certo qual era o tipo de serviço que fazia antes de sua chegada na vila italiana e nem exatamente o que ele deveria fazer por lá. Tudo leva a uma determinada direção mas sempre fica a dúvida pairando no ar. Tudo o que o espectador pode fazer nesse filme é simplesmente especular pois certeza não terá de nada! Esse é o aspecto que mais me chamou a atenção em "Um Homem Misterioso" pois o enredo, fazendo jus ao título do filme, também deixa tudo em mais profundo mistério. 

A produção é mais uma na interessante filmografia de George Clooney. Ultimamente o ator tem se dedicado a várias causas humanitárias ao redor do globo e quando encontra tempo nessa sua cruzada para salvar o mundo volta aos bons filmes. De sua safra mais recente esse é certamente um dos filmes mais interessantes. Além do misterioso personagem título o filme ainda apresenta uma bela fotografia que tira todo o proveito das belas locações italianas. Curiosamente a pequenina cidade onde foi rodado o filme (Castel del Monte, L'Aquila, Abruzzo) lembra bastante o clima de certas cidades interioranas do Brasil, principalmente do interior de Minas Gerais e São Paulo. Os imigrantes italianos que chegaram em nosso país certamente trouxeram também sua arquitetura, costumes, cultura e tradições da Itália. O que se vê na tela nos parece bem familiar justamente por isso. O filme foi dirigido por Anton Corbijn com experiência em vídeos musicais (em especial com a banda U2). Como sempre acontece Clooney geralmente escolhe amigos para dirigir seus filmes, algo que novamente acontece aqui. O resultado é bom, interessante e de certo modo até mesmo inteligente. Vale a pena assistir nem que seja pelo menos uma vez. 

 Um Homem Misterioso (The American, Estados Unidos, 2010) Direção: Anton Corbijn / Roteiro: Rowan Joffe, Martin Booth / Elenco: George Clooney, Thekla Reuten, Irina Björklund, Bruce Altman / Sinopse: Americano (George Clooney) chega numa pequena cidade italiana e começa a despertar a curiosidade dos moradores locais. Discreto, agindo quase sempre nas sombras, ninguém ao certo sabe quem realmente ele é e a razão dele estar na região.  

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Pablo:

    Eu não sei se você sabe, mas a atriz Violante Placido que vive a prostituta é filha de Simonetta Stefanelli, que viveu a primeira esposa de Michael Corleone em O Poderoso Chefão.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia desse detalhe Serge. Bem interessante.

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir