domingo, 26 de agosto de 2012

The Runaways - Garotas do Rock

Cinebiografia da banda de rock The Runaways. Hoje em dia o grupo já não é mais tão lembrado sendo mais conhecido atualmente por pessoas que gostam de ler sobre a história do rock. O auge desse grupo formado apenas por garotas aconteceu por volta de 1975 a 1977. O conjunto era liderado por Cherie Currie (Dakota Fanning) e contava ainda em sua formação com Joan Jett (Kristen Stewart), Lita Ford (Scout Taylor-Compton) e Sandy West (Stella Maeve). O filme procura mostrar sua formação, desenvolvimento e depois sua separação. As garotas eram radicais, explosivas, bem intensas. Faziam um som bem cru e direto e talvez por isso mesmo tenha alcançado um bom sucesso entre as jovens da época. Sinceramente gostei do filme mas sou suspeito para falar porque sou fã de música e cinema, então geralmente quando essas coisas se unem acabo gostando. Confesso que o grupo The Runaways nunca foi dos meus preferidos mas acabei simpatizando com a proposta delas, formar um grupo de adolescentes que faziam um som com garra e determinação.

O grande atrativo do filme é a própria vida das roqueiras. Eu realmente me interessei pela trajetória que elas percorreram, sua origem, suas vidas familiares disfuncionais, o gostinho da fama que experimentaram e a vida na estrada. Em determinado momento do filme até me solidarizei com as personagens, pois no fundo não passavam de garotas jovens demais para entender tudo o que acontecia ao seu redor. Assim caíram logo no vício em drogas o que literalmente acabou implodindo o grupo colocando um fim em suas carreiras. No tocante as atrizes, todas estão bem, sem exceção, até mesmo a Kristen Stewart mostra serviço, bem distante da passividade de Crepúsculo. A diretora Floria Sigismondi conseguiu extrair dela sua melhor atuação no cinema até hoje em minha opinião. O filme porém pertence à Dakota Fanning, se destacando bem nessa nova fase mais "adulta" de sua carreira. Se continuar nesse rumo provavelmente fará uma boa transição da fase infantil para a adulta, algo que nem todos os astros mirns conseguem fazer com êxito. Em conclusão podemos dizer que "The Runaways" não é nada excepcional mas que agrada de uma forma em geral.

The Runaways - Garotas do Rock (The Runaways, Estados Unidos, 2010) Direção: Floria Sigismondi / Roteiro: Floria Sigismondi / Elenco: Kristen Stewart, Dakota Fanning, Alia Shawkat, Scout Taylor-Compton, Michael Shannon, Tatum O'Neal, Johnny Lewis, Robert Romanus. / Sinopse: História do grupo feminino de rock The Runaways. O filme mostra a formação, escalada ao sucesso e queda das jovens roqueiras, tudo embalado com ótima trilha sonora da década de 1970.

Pablo Aluísio.

Um comentário: