segunda-feira, 30 de julho de 2012

Spartan

Um agente secreto do governo americano (Val Kilmer) recebe a missão de resgatar a filha de uma importante autoridade norte-americana. Durante a investigação acaba descobrindo que nem tudo é o que aparenta ser. "Spartan" é um filme interessante embora não consiga fugir da burocracia estética. A produção é cinza, tensa, sem nenhum alívio para o espectador, tão sisuda que soa como telefilme em vários momentos. Achei os primeiros 60 minutos muito bons porém na terça parte final o filme decai. Isso porque o roteiro cai na armadilha daquelas situações paranóicas, bem ao estilo americano. Imagine uma teoria da conspiração levada ao extremo, é justamente isso que encontramos na conclusão de "Spartan". A situação soa fora de propósito, exagerada, extrema e nada verossímil. Também o clímax é mal explicado pois nada é suficientemente esclarecido, até porque podemos até mesmo aceitar pais que não gostam de seus filhos mas da forma como mostrada no filme a coisa toda é forçada demais.

O elenco está apenas ok. Val Kilmer, no controle remoto, tenta passar um mínimo de emoção, mas fica no meio do caminho. A culpa provavelmente nem é dele uma vez que seu personagem, inicialmente extremamente profissional, muda de atitude em um estalar de dedos, sem maiores explicações, levando o filme novamente para uma daquelas situações forçadas citadas que testam a paciência do espectador. O pior acontece com William H Macy, ótimo ator, que aqui é totalmente jogado para escanteio, resultando em um desperdício completo. Enfim, o cinema de David Mamet já viveu dias melhores e "Spartan" no final só vem para confirmar isso. Melhor seria ele deixar essa coisa de teoria de conspiração de lado para voltar a escrever sobre relacionamentos humanos.

Spartan (Spartan, Estados Unidos, 2004) Direção: David Mamet / Roteiro: David Mamet / Elenco: Val Kilmer, William H. Macy, Tia Texada, Derek Luke, Jeremie Campbell, Bob Jennings, Chris LaCentra, Johnny Messner, Ron Butler, Kristen Bell. / Sinopse: Um agente secreto do governo americano (Val Kilmer) recebe a missão de resgatar a filha de uma importante autoridade norte-americana. Durante a investigação acaba descobrindo que nem tudo é o que aparenta ser.

Pablo Aluísio.

Um comentário: