quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Inverno da Alma

O filme "Winter´s Bone" é seco, duro e frio. Logo no começo somos apresentados a Ree (a linda Jennifer Lawrence) que só tem um objetivo: descobrir onde está seu pai, um sujeito procurado pela policia local por "cozinhar" Metanfetamina (uma droga muito popular entre os pobres americanos). O filme sensibiliza porque a garota só tem 17 anos, dois irmãos ainda na infância e uma mãe com problemas mentais. Ela não tem dinheiro para sustentar sua família e precisa encontrar seu pai pois caso contrário será despejada do local onde vive. O filme não poupa o espectador, toda a dureza da situação é colocada sem amenizações. Tudo é muito sórdido e com uma caipirada de dar arrepios! O destaque do filme é a atriz Jennifer Lawrence que teve aqui seu primeiro papel de destaque. A jovem está aos poucos se tornando uma estrela pois acaba de estrelar o grande sucesso de bilheteria "Jogos Vorazes" além de participar da nova série de filmes da franquia X-Men. Definitivamente tem tudo para estourar nos próximos anos e se tornar uma star de primeira grandeza.

O filme tem produção modesta (custou apenas dois milhões de dólares, uma mixaria para o cinema americano) mas tem um roteiro tão envolvente e um elenco tão bom que isso se torna um mero detalhe. A fotografia do Missouri é cinza, tal qual o argumento do filme. Todos os personagens tem algo a esconder e não existe um só red neck em cena que seja isento de culpa ou sordidez. A diretora Debra Granik é praticamente uma estreante mas mostra muito talento. Em todo momento ela deixa claro que o filme não vai procurar por soluções fáceis e nem vai se render a qualquer tipo de lição de moral, tão típico do cinemão americano. Aliás o bom de assistir produções independentes é justamente isso, elas fogem dos clichês que estamos tão habituados. Enfim, "Winter´s Bone" é como a vida, nem sempre é bonita de ser ver, mas pelo menos é real.

O Inverno da Alma (Winter´s Bone, Estados Unidos, 2010) Direção: Debra Granik / Roteiro: Debra Granik, Anne Rosellini / Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Garret Dillahunt / Sinopse: Ree (Jennifer Lawrence) é uma jovem que parte em busca do paradeiro de seu pai. No caminho encontra tipos estranhos e bizarros que habitam as montanhas da região onde mora.

Pablo Aluísio

Um comentário: