segunda-feira, 2 de abril de 2012

O Abrigo

Esse filme realmente mexeu comigo e olha que isso é bem raro. Achei sua trama muito bem desenvolvida, com uma sensibilidade incrível. A estória gira em torno de um jovem casal e sua pequena filha surda e muda. Ele é operário e mora em um típico subúrbio americano. Sua vida começa a mudar quando pesadelos se tornam rotina durante à noite. Depois começa a ter estranhas alucinações e pressentimentos em seu cotidiano. Nesse momento sem maiores explicações fica obcecado pelo abrigo anti tempestade de seu quintal. Em pouco tempo a obsessão foge de seu controle e ele começa a tomar atitudes fora do normal. A situação se agrava pois há um histórico de esquizofrenia em sua família. Estaria aos poucos enlouquecendo ou apenas prevendo uma catástrofe iminente?

Eu já conheço bem o trabalho do ator Michael Shannon (que aqui faz Curtis, o pai da família). Ele está muito bem em "Boardwalk Empire" onde interpreta um agente do FBI na luta contra o contrabando de bebidas durante a lei seca. É um ator muito focado, que realmente se entrega ao papel com afinco. Outro aspecto a se elogiar é o roteiro aberto. Nada é muito explicado, cabendo a cada um formar sua própria interpretação sobre os acontecimentos do filme. Profeta, louco, esquizofrênico ou apenas um ser humano no limite? Eu cheguei a algumas conclusões mas vou guardar para mim pois o mais importante nesse "O Abrigo" é cada um chegar em suas próprias teses pessoais. Recomendo, um filme intrigante e que faz pensar - algo cada vez mais raro no cinema atual.

O Abrigo (Take Shelter, Estados Unidos, 2011) Direção: Jeff Nichols / Roteiro: Jeff Nichols / Elenco: Michael Shannon, Jessica Chastain, Shea Whigham / Sinopse: Atormentado por visões do Apocalipse o jovem chefe de família Curtis (Michael Shannon) fica obcecado em construir um abrigo anti nuclear nos arredores de sua casa para proteger sua esposa e filha da catástrofe que se aproxima.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário