quinta-feira, 5 de abril de 2012

Bel Ami: O Sedutor

Georges Duroy (Robert Pattinson) é um ex soldado que chega a Paris no Século XIX. Filho de camponeses pobres ele acaba encontrando ajuda em um oficial que lutou ao seu lado nas areias do deserto da Argélia. Esse lhe arranja um emprego como jornalista em um jornal Parisiense. Aos poucos porém percebe que o verdadeiro talento de Georges não é com as letras mas sim com as diversas conquistas femininas que vai fazendo na elite da cidade. Se relacionando por interesse com várias mulheres ele vai construindo sua fortuna pessoal ao mesmo tempo em que vai se aproveitando das damas da sociedade que encontra pela frente. "Bel Ami" (denominação de "bom amigo" em francês) foi baseado em um famoso livro do escritor francês Guy de Maupassant publicado em 1885. Nele o autor fazia uma crônica sobre o mundo da alta elite francesa, seus casamentos de fachada e o hábito que certas mulheres casadas tinham em manter jovens pobres e bonitos como seus amantes ocasionais. Um retrato nada lisonjeiro da hipocrisia reinante nas chamadas famílias de alta linha da capital francesa. No filme Robert Pattinson interpreta um personagem que foi baseado em muitos desses "Bons Amigos" que circulavam nos melhores salões, frequentavam os melhores bailes mas que no fundo não passavam de gigolôs das madames de Paris.

O livro original é um texto detalhista, focado em pequenos costumes da época que hoje soam despercebidos. E aí começam os problemas do filme Bel Ami. Em pouco mais de 100 minutos o roteiro não consegue dar conta de tantos eventos e detalhes do romance que lhe deu origem. A produção certamente é rica e bonita mas o roteiro é mal escrito, indo aos tropeços onde os fatos vão acontecendo de forma desordenada, atropelada, sem dar tempo ao espectador de assimilar tudo o que acontece na trama. Certamente o texto se sairia melhor em uma minissérie. Como filme tudo terminou ficando truncado, sem fluência. No elenco o destaque é claro vai para Robert Pattinson. É ele o chamariz de bilheteria por causa da franquia de grande sucesso Crepúsculo. Hollywood há tempos vem tentando emplacar o ator em outros filmes. Aqui certamente deram um passo maior do que a perna. Pattinson não tem preparo suficiente para encarar um personagem desses. Um papel que exige muito do intérprete pois a personalidade de Georges Duroy é bastante complexa. Esses tipos eram homens charmosos, especialistas em conquistar a alma feminina. Eram grandes mentirosos e faziam da enganação uma fina arte. Pattinson não consegue atingir esse patamar, não consegue dar esse tipo de alma a Duroy em cena. Sua interpretação é muito irregular e vazia. Sua partner em cena, Cristina Ricci, se sai muito melhor do que ele. Nas cenas em que contracenam é nítido o desnível de qualidade em suas performances. Ricci se entrega de corpo e alma ao seu papel enquanto Pattinson fica apático, apagado, olhando para o horizonte vazio. Com Pattinson mal tudo acaba desandando. Embora a produção seja de primeira linha o filme vai perdendo o interesse até cair no marasmo completo. O espectador simplesmente perde interesse pelos personagens e isso leva à morte de qualquer obra cinematográfica. Uma pena, o material original era muito promissor mas o filme não está à sua altura, infelizmente.

Bel Ami - O Sedutor (Bel Ami, Estados Unidos, 2012) Direção: Declan Donnellan, Nick Ormerod / Roteiro: Rachel Bennette baseado no romance de Guy de Maupassant / Elenco: Robert Pattinson, Uma Thurman, Kristin Scott Thomas, Christina Ricci, Kristin Scott Thomas, Holliday Grainger / Sinopse: Jovem usa de sua beleza física para manipular e explorar damas da alta sociedade Parisiense no século XIX.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★
    Nota Geral: 7.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir