quinta-feira, 19 de março de 2009

Elvis Presley - Os Compositores de Elvis Presley

Os Compositores de Elvis - Durante a carreira de Elvis Presley um número enorme de compositores, músicos, maestros, arranjadores, argumentistas e artistas contribuíram com seus talentos para que esta fosse a história de maior sucesso da música mundial. Atrás de Elvis sempre estava um time de especialistas musicais, tomando os devidos cuidados para que tudo saísse de forma perfeita. Muitas destas pessoas nunca foram reconhecidas, como por exemplo o compositor Arthur "big boy" Grudup, que escreveu a primeira canção que Elvis gravou, "That's All Right (mama)". "Big Boy" morreu pobre e esquecido, mas não totalmente, pois hoje ele está sendo lembrado nestas palavras, através da Internet, um meio de comunicação que ele jamais imaginou que um dia iria existir. Outros escritores de canções foram reconhecidos em vida como os maravilhosos Jerry Leiber e Mike Stoller (leia sobre os dois no artigo "O Legado de Leiber e Stoller"). De qualquer forma esta é uma homenagem a estes grandes nomes da música que tiveram muito a ver com todo o brilhantismo da carreira de Elvis Presley, heróis anônimos, que com seus talentos musicais ficaram imortalizados na voz de um Rei. Este artigo sobre os compositores de Elvis é dedicado à memória de Arthur "big boy" Grudup, que jamais será esquecido.

Otis Blackwell - Cantor, pianista e compositor negro nascido no Brooklin na cidade de Nova Iorque em 1931. Autor de "Don't be Cruel", "All Shook Up", "Fever" (com o pseudônimo de John Davenport), "One Broken Heart for Sale" e "Return to Sender". Blackwell desde jovem era fã de ídolos da música country como Tex Ritter, adorava também R&B e cantores como Chuck Willis. Em 1952 resolveu se inscrever como calouro em um programa de show de talentos no Apollo Theater. Para surpresa de todos e do próprio Otis, venceu o concurso. Mas o mais importante deste evento foi conhecer pessoalmente o compositor Doc Pomus, que o incentivou a escrever suas próprias canções. Assim em 1953, a sua primeira música foi gravada: "Daddy Rollin' Stone". No Natal de 1955, em sérias dificuldades financeiras, Otis vendeu um lote de 6 músicas, por apenas 150 dólares, para uma editora musical. Eventualmente as músicas foram parar nas mãos de Steve Sholes, o produtor de Elvis, que mostrou as canções para o cantor. Ele adorou "Don't be Cruel" e "All Shook Up" e resolveu gravá-las. Resultado: milhões de discos foram vendidos e de uma hora para outra o nome de Otis Blackwell se tornou mundialmente famoso. Assim ele começou a compor para outros artistas como Jerry Lee Lewis (Breathless e Great Balls Of Fire) e Dee Clark (Hey Little Girl e Just Keep It). Consagrado como compositor (chegou a compor mais de 1000 canções), Blackwell resolveu retomar sua carreira como cantor em 1976. Começou a trabalhar também com artistas como Stevie Wonder. Seus maiores sucessos como interprete foram os discos "These Are My Songs" e "Singin' The Blues". Em 1977 após a morte de Elvis, Blackwell o homenageou com a canção "The No. 1 King Of Rock'n'Roll". Em 1994 vários artistas se reuniram para homenagear o legado de Otis Blackwell no album "Brace Yourself!".

Doc Pomus & Mort Schuman - Uma das duplas de compositores mais importantes da História do Rock americano, só superados talvez por Leiber & Stoller. Escreveram juntos mais de 500 canções entre 1958 e 1965. Doc Pomus (nome verdadeiro: Jerome Felder) nasceu no Brooklin em Nova Iorque no ano de 1925. Acometido de paralisia infantil Pomus teve que lutar desde muito cedo para vencer na vida como músico. Ainda jovem começou a tocar Sax em clubes noturnos do Greenwich Village. Na metade dos anos 50 começa a escrever canções e investe na carreira de compositor. O sucesso chega com "Boogie Woogie Country Girl" cantada por Big Joe Turner, "Lonely Avenue" com Ray Charles e "Youngblood" com o grupo The Coasters. Mort Schuman estudou música no New York Conservatory e começou a tocar piano em várias gravações de R&B. Em uma dessas sessões conheceu Doc e juntos formaram uma dupla para compor canções. No primeiro ano juntos emplacam grandes sucessos: "Turn Me Loose", "I'm Tiger", ambas cantadas por Fabian; "Teenager in Love" e "Hushabye" cantadas pelo grupo Dion and the Belmonts e "Go, Jimmy, Go." que lançava o cantor Jimmy Clanton. Em 1960 chegam ao primeiro lugar nas paradas com "Save the Last Dance for Me", cantado pelo grupo The Drifters. Com o sucesso consolidado a dupla é contratada para escrever músicas para Elvis, que voltava do exército naquele ano. Surgem assim grandes hits cantados pelo Rei do Rock e escrita por eles: "Surrender", "Little Sister", "Suspicion", "(Marie's the Name) His Latest Flame" e "Viva Las Vegas". Em 1964 Schuman resolve ir morar na Inglaterra e compor com outros escritores. Era o fim da dupla. Doc Pomus, por sua vez tenta retomar sua carreira, mas seus problemas de saúde se agravam. Somente nos anos 70 volta a compor para B.B.King, Bob Dylan, Lou Reed, John Hiatt e Roseanne Cash. Em 1991 (há muito afastado da música por causa de sérios problemas de saúde), Doc Pomus morre de câncer em Nova Iorque. O reconhecimento veio em 1992 quando ele finalmente entrou no Rock'n'Roll Hall da fama.

Bill Monroe - Músico pioneiro, é conhecido nos Estados Unidos como o pai do Bluegrass. O próprio Bill se auto denominava "um fazendeiro com um bandolim e uma voz de tenor". Ele e seu conjunto de Bluegrass ajudaram e influenciaram profundamente o Western Swing e o honky-tonk (variações da música rural americana). Bill Monroe nasceu em Rosine, Kentucky no ano de 1911. Em 1934 juntou-se ao seu irmão, Charlie Monroe, e juntos começaram a tocar em Estados do Sul como a Carolina. Dois anos depois firmaram um contrato com uma subsidiária da RCA, a Bluebird label. Em 1938 se separa de seu irmão e forma sua própria banda, Bill Monroe & His Bluegrass Boys e começam a se apresentar no Grand Ol' Opry. Depois do fim da banda em 1945, Monroe continua em carreira solo, se apresentando em vários festivais de Country Music. Em 1954, Elvis Presley grava seu primeiro single com uma canção de Monroe no Lado B "Blue Moon of Kentucky". Monroe cruzou o caminho de outro mito, Hank Williams, e se imortalizou entrando para o Country Hall da fama nos anos 70 e no Rock and Roll Hall da fama em 1997. Foi também homenageado no álbum "Bill Monroe and Friends", lançado em 1985 contando com grandes nomes da música country como Johnny Cash, Willie Nelson e Emmylou Harris. Bill Monroe morreu no dia 9 de setembro de 1996 em Springfield, Tennessee.

Don Robertson - Músico desde os 14 anos, Don Robertson se notabilizou pelas lindas canções românticas que escreveu para Elvis Presley. A carreira profissional de Robertson começou quando ele foi tentar a sorte em Los Angeles em 1945. Começou como pianista de bares e aos poucos foi conseguindo melhores contratos, em bares mais sofisticados. Em 1953, Don foi levado por um amigo ao escritório da poderosa editora musical Hill and Range. É contratado e passa a compor canções sob encomenda. Em 1954, Don conseguiu que uma de suas canções se tornasse sucesso na voz de Eddie Arnold. A música era "I Really Don't Want to Know" e consolidou a carreira de compositor de Robertson. Em 1956 Elvis Presley gravou uma canção de Robertson em seu disco de estreia, "I'm Counting on You". Além do sucesso do disco de Elvis, outras músicas escritas por Robertson começam a estourar nas paradas: "Hummingbird" e "The Happy Whistler". No mesmo ano, Robertson funda sua própria editora musical, a "Birchwood Music Company". Em 1959 Don gravou seu próprio disco e estoura nas paradas com a canção "Please Help Me I'm Falling". Em 1961 Robertson conhece Elvis Presley e se tornam amigos, levando o Rei do Rock a gravar diversas canções escritas por Don como "Anything That's Part of You", "There's Always Me", "No More", "I'm Yours" e "Love me Tonight". Don Robertson fazia o tipo boa pinta e fazia grande sucesso com as garotas, sempre compondo sobre casos amorosos em canções românticas que caíram como uma luva para a voz de Elvis. Em 1964 Don Robertson chegou finalmente ao primeiro lugar nas paradas com a canção "Ringo". Robertson continuou sua carreira ao longo dos anos. Ele morreu em março de 2015.

Carl Perkins - Um dos maiores nomes do Rock mundial. Carl Perkins foi o autor de "Blue Suede Shoes", um dos maiores sucessos da carreira de Elvis. Carl Perkins nasceu em Lake County, uma cidadezinha perdida no Tennessee. Com 13 anos de idade se inscreveu em um concurso de talentos com a canção "Movie Magg". Na metade dos anos 50, Carl foi até a cidade de Memphis tentar uma vida melhor. Lá conheceu Sam Phillips, dono da pequena gravadora Sun Records. Sam, que era um descobridor de talentos nato, pois tinha descoberto Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis e Roy Orbison, resolveu dar uma chance a Perkins. Assim foi gravado e lançado em 1956 o single "Blue Suede Shoes", que foi o primeiro a vender mais de um milhão de cópias dentro da Sun. Neste meio tempo Elvis apaixonou-se pela música e resolveu lança-la. O sucesso foi estrondoso e a canção foi escolhida para abrir o primeiro disco de sua carreira. Perkins estava no auge, mas o destino lhe reservava um momento trágico. Carl Perkins sofreu um sério acidente automobilístico, que quase lhe custo a vida e praticamente o impediu de seguir adiante em sua carreira como cantor. Em 1963 os Beatles gravaram cinco canções de Perkins ("Matchbox", "Honey Don't", "Everybody's Trying To Be My Baby" entre outras) e o reergueram novamente. Perkins parte então, junto com Chuck Berry, para uma série de shows na Inglaterra, sucesso que o faz voltar às paradas. Nos anos seguintes Perkins iria conciliar sua carreira de cantor com compositor, tendo inclusive trabalhado com Johnny Cash. Em 1978 Perkins funda seu próprio selo, "Suede" e lança um disco que faz um grande sucesso, ""Ol' Blue Suede's Back". Em 1982, um de seus maiores fãs, Paul McCartney o convida para participar do disco "Tug of War", no qual ele canta junto de Paul a canção "Get It". Devidamente reconhecido e homenageado, Carl Perkins entra para Rock'n'Roll Hall da fama em 1987. Afastado da música, a não ser em participações especiais nos trabalhos de outros artistas, Carl Perkins morre em Jackson, Tennessee em 1998.

Ben Weisman & Fred Wise - A dupla que escreveu mais de 50 músicas para a carreira de Elvis. Muitas destas canções foram escritas para os filmes de Elvis. Ben Weisman nasceu em Providence, Rhode Island, em Novembro de 1921. Aos 21 anos se mandou para Nova Iorque atrás de oportunidades. No começo trabalhou em bares menores na quinta avenida até conseguir um emprego na rede de TV CBS. Lá conheceu pessoas influentes e começou a escrever temas para os programas de TV. Perry Como se tornou seu amigo e começou a gravar algumas de suas músicas como "A Still Small Voice", "Especially For The Young" e "It All Seems To Fall Into Line". Aconselhado por um produtor de cinema, Weisman foi para Hollywood em 1955. Lá fez parceria com outro músico de estúdio, Fred Wise e juntos começaram a escrever canções para filmes. Fred Wise nasceu em Nova Iorque no ano de 1915. Antes de se unir a Ben, conseguiu chegar ao primeiro lugar nas paradas com a canção "A ~ You're Adorable", também gravada por Perry Como. No final dos anos 50 foram contratados pelo produtor Hal Wallis para escrever as canções dos filmes de Elvis. Esta parceria foi rompida em 1966 com a morte de Wise. Weisman continuou escrevendo canções para Elvis com outros parceiros como Hal Blair e Aaron Schroeder. Ben Weisman morreu em 2007.

Joe South - Radialista, escritor e guitarrista nascido em Atlanta no ano de 1940, Joe South exerceu quase todas as profissões ligadas ao mundo da música. Com 11 anos já estava envolvido em transmissões de rádio pelo interior da Georgia, South sempre procurou estar perto do mundo da música country, que ele tanto amava. Depois de tocar durante mais de 10 anos como músico de estúdio, Joe conseguiu que um grupo country desconhecido, The Tams, gravasse uma de suas canções, intitulada "Untie Me". O mais incrível foi que esta música acabou chegando ao primeiro lugar na parada country. Em 1968 Joe realiza um de seus sonhos e grava seu primeiro trabalho como cantor, o disco "Introspect". No ano seguinte a cantora Lynn Anderson grava "Rose Garden", que se torna a sua segunda música a chegar no topo da parada country. Em 1970 Elvis Presley grava a sua primeira música de autoria de Joe South, "Walk a Mile in My Shoes". Joe South continuou sua carreira e em 1999 entrou para o Georgia's Music Hall of Fame.

Hank Williams - Considerado um dos pais da música country e folk dos Estados Unidos, Hank Williams já ultrapassou o status de grande cantor e compositor para se tornar um mito da canção norte americana. Sua influência foi vasta atingindo tanto o blues como o nascente Rock'n'Roll dos anos 50. Hank Williams nasceu em Mount Olive, Alabama, em 1923. Assim como Elvis, aprendeu a cantar nos cultos protestantes de domingo, sua música mãe também foi o Gospel. Aos 16 anos formou sua primeira banda, a lendária Drifting Cowboys e começou a se apresentar nas rádios locais. Em 1946 foi para Nashville, a capital mundial da música country. Lá seu talento chamou atenção e Hank estourou com as músicas "Move It On Over," e "Lovesick Blues". Começou a se apresentar no Grand Ol' Opry e se tornou um nome nacional, um ídolo de costa a costa dos EUA. Se imortalizou a partir daí chegando 36 vezes no Top Ten da parada musical (este recorde seria batido justamente por Elvis, anos depois). Mas o sucesso acabou fazendo muito mal a Hank, sem grande preparo para tamanho sucesso, Williams começou a se envolver com drogas e bebidas, morrendo prematuramente aos 29 anos, no banco de trás de seu cadillac, após um de seus shows. Em 1961 Hank Williams foi o primeiro eleito a integrar o Country Music Hall of Fame, o que demonstra o tamanho de seu sucesso. Elvis Presley gravaria canções de Hank em sua carreira como "Your Cheatin' Heart" e "I'm So Lonesome I Could Cry".

Ivory Joe Hunter - Uma das mais longas e produtivas carreiras musicais dos EUA. Ivory Joe Hunter se destacou como compositor, cantor e pianista. Ele nasceu em Kirbyville, Texas no ano de 1914. Filho de uma cantora gospel e de um guitarrista a música sempre fez parte de sua vida, desde os primeiros anos. Em 1933 Hunter fez sua primeira gravação e nos anos 40 se tornou DJ em uma pequena emissora de rádio em Beaumont, Texas. Sempre envolvido no mundo da música, Hunter conseguiu seu primeiro sucesso regional, a canção " Blues At Sunrise". No começo dos anos 40, Hunter resolveu se mudar para a costa leste e tentar alavancar sua carreira. Conseguiu entrar para a banda de Duke Ellington e escreveu dois sucessos nacionais: "I Quit My Pretty Mama" e "Guess Who". Nos anos 50 a consagração: várias canções se tornam sucessos como "I Almost Lost My Mind" (primeiro lugar na parada R&B) e "I Need You So" que levam o músico a assinar com uma grande companhia, a Atlantis Records. Durante o tempo que esteve nesta gravadora, só surgiram sucessos como "Since I Met You Baby", "Empty Arms" e "City Lights". No começo dos anos 60 retoma sua carreira de cantor country e começa a se apresentar no Grand Old Opry. Elvis Presley o descobriu no inicio de sua carreira gravando canções como "My wish Came True" e "Ain't That Loving You Baby". Nos anos 70 Elvis continuaria a gravar músicas de Ivory Joe Hunter como "It's Still Here" e "I Will be True" (ambas lançadas no LP "Elvis" de 1973). Ivory Joe Hunter morreu de câncer em 1974, em Memphis no Tennessee.

Dennis Linde - Cantor, músico e compositor texano, Dennis Linde escreveu um dos maiores sucessos da carreira de Elvis Presley, a música "Burning Love". Dennis sentiu que se realmente quisesse fazer sucesso no mundo da música tinha que deixar o Texas e ir para Nashville no Tennessee, e foi o que fez. Antes passou uma temporada em New Orleans, para ouvir e aprender com os músicos locais. Em Nashville, Dennis Linde se tornou músico de estúdio, tocando em várias gravações de outros artistas. Nos estúdios da cidade, Dennis começou a mostrar suas composições aos músicos locais e conseguiu que alguns o gravassem, sem contudo despertar grande repercussão. A grande virada aconteceu em 1972, quando Elvis resolveu gravar uma das canções escritas por Linde, a música "Burning Love", lançada em single ainda naquele ano. Sucesso total e tocando em todas as emissoras, Dennis Linde finalmente conseguiu se firmar como escritor de canções. A partir daí se enturmou na entourage de Elvis e começou a tocar guitarra e baixo em algumas das gravações do cantor em estúdio. Ao lado de Mark James, Joe South, Tony Joe White e Mickey Newsbury formou o principal time de compositores da carreira de Elvis nos anos 70. Outros grandes nomes também gravaram canções de Dennis Linde como Tom Jones e Garth Brooks.

Mac Davis - Compositor e músico nascido em Lubbock, Texas. Davis nasceu na mesma cidade em que Elvis prestou serviço militar no final dos anos 50. Acompanhou toda a agitação ao redor da presença do cantor e resolveu também se tornar músico. Filho de classe média, Mac Davis se apaixonou pelo Blues de Muddy Waters e Howlin Wolf. Começou a escrever canções e conseguiu emprego como músico de estúdio no American Studios em Memphis, Tennessee. Foi lá que conheceu Felton Jarvis, o produtor de Elvis, e mostrou algumas de suas canções. E foi com as gravações de "In The Ghetto", "Memories" e "Don’t Cry Daddy", todas gravadas por Elvis Presley que Mac Davis estourou mundialmente. A partir daí a carreira do compositor deslanchou, com vários sucessos como "Something’s Burnin’", "The Lonesomest Lonesome", "Stop And Smell The Roses" e tantas outras. O último grande sucesso de Mac foi lançado em 1982 com a música "You’re My Bestest Friend". Com o sucesso de seu show para a TV (The Mac Davis Show) o compositor ganhou o prêmio de "Entertainer of the Year award" da Academy of Country Music.

Don Gibson - Donald Eugene Gibson nasceu em Shelby, Carolina do Norte no ano de 1928. Aos 20 anos formou sua própria banda, chamada "Sons of the Soil". Chama a atenção da Mercury Records que resolve gravar um single com o grupo. O disco com "Why Am I So Lonely?" não faz o menor sucesso. Em 1950 vai para a RCA levado por um amigo, desta vez vai como compositor contratado. Passa uma temporada nesta gravadora e resolve novamente mudar de rumo indo para a Columbia. Nesta grava seu primeiro grande sucesso, "Sweet Dreams". Em 1957 volta novamente para a RCA Victor e escreve a grande canção de sua carreira: "I Can't Stop Loving You". Esta música se tornou uma das mais conhecidas do universo country americano sendo gravada por diversos cantores: Kitty Wells (1958), Don Gibson (1958), Elvis Presley, Ray Charles, Conway Twitty (1972), Sammi Smith (1977), Mary K. Miller (1978). Depois disso Gibson não fez mais nada de significativo, se retirando aos poucos do mundo da música para se dedicar a sua fazenda em Knoxville, onde vive até os dias de hoje.

Jerry Chestnut - Compositor, argumentista e violonista nascido em Loyall, Kentucky no ano de 1931. Jerry tinha como sonho de infância seguir os passos de seu ídolo maior: Hank Williams. Ao assistir um show de Hank no Kentucky decidiu que iria dedicar sua vida à música country. Em 1958 fez o caminho de milhares de outros aspirantes ao estrelado e foi em direção à Nashville tentar a sorte. Durante aproximadamente 9 anos fez de tudo para se manter na capital da country music, até que em 1967 consegue seu primeiro sucesso como compositor: a canção "A Dime At a Time" interpretada pelo cantor Del Reeves. No ano seguinte o "matador" Jerry Lee Lewis grava uma das músicas de Jerry chamada "Another Place Another Time" e chega ao primeiro lugar nas paradas. Esta canção foi um marco na carreira de Chesnut, que recebe uma indicação ao prêmio Grammy. Com o sucesso Jerry assina com uma grande companhia, a United Artists Records. Nos anos 70 Elvis Presley grava "T-R-O-U-B-L-E", carro chefe de seu disco "Elvis Today", que contava ainda com outra canção escrita por Chestnut: "Woman Without Love". Um ano antes Elvis já tinha lançado em single "It's Midnight", um dos trabalhos mais intimistas de Jerry. Chestnut teve vários de suas canções gravadas por outros artistas como Elvis Costello, Tom Jones, Dolly Pardon, Loretta Lynn, Johnny Cash e Travis Tritt.

Leon Payne - Músico por excelência, Leon Payne dominava vários instrumentos: guitarra. piano. orgão, trombone e bateria. Nascido em Alba, Texas, no ano de 1917, Leon sempre quis ser músico. Começou sua carreira no rádio, em uma pequena cidade do Texas chamada Palestine. Em 1938 entra na banda Bob Wills and the Texas Playboys e parte em excursão pelos Estados rurais do Sul dos EUA. No final dos anos 40 entra em outro grupo, Jack Rhodes and His Rhythm Boys, e finalmente no ano seguinte monta a sua própria banda country, The Lone Star Buddies. Com esse grupo começa a se apresentar em templos country como o Louisiana Hayride. Nos anos seguintes assina com a editora Hill and Range e estoura nas paradas com grandes sucessos como "You've Still Got a Place in My Heart", "Blue Side of Lonesome", "More Than Anything Else in the World" e "They'll Never Take Her Love From Me", esta última gravada por Hank Williams. Elvis gravou o maior sucesso de Payne, a música "I Love You Because" e nos anos 70 gravaria ainda "Fools Rush In". Leon Payne morreu em 1969.

Chuck Berry - Um dos verdadeiros pais do Rock'n'Roll. Charles Edward Anderson Berry nasceu em St. Louis, no ano de 1926. Pobre e negro, a única alternativa para Berry era abraçar a música, principalmente porque nasceu no berço do jazz americano. Em 1952 formou o grupo "Chuck Berry Combo" e começou a se apresentar em inferninhos de St. Louis. Em 1955 encontra a lenda do Blues Muddy Waters, que lhe arranja um teste na Chess Records. Chuck é contratado e passa a se apresentar ao vivo, principalmente no teatro Paramount. Em 1956, Chuck Berry lança seu primeiro grande sucesso, a canção "Maybellene". A partir daí Chuck estoura junto com o surgimento do Rock e se torna ao lado de Elvis e Little Richard os maiores nomes do movimento. Durante este período Berry lança suas maiores obras musicais: "Roll Over Beethoven", "Johnny B. Goode", "Sweet Little Sixteen", "School Day", "Memphis, Tennessee", "Surfin USA", "Back in the USA", "Brown Eyed Handsome Man" e tantas outras. Tamanho foi o sucesso alcançado por Chuck Berry que ele só foi superado por Elvis no topo das paradas. No final dos anos 50 Chuck é preso e acusado por "tráfico de escravas brancas", pois ele mantinha prostitutas em seu bordel em St. Louis. É solto no começo dos anos 60, mas infelizmente a esta altura sua carreira estava praticamente arruinada. Tenta voltar ao cenário musical, mas agora o Rock é embalado por outros ídolos como os Beatles e os Rolling Stones. Nos anos 60 lança apenas um trabalho de qualidade, o disco "Rock It". Nos anos 70 Elvis grava uma música de Berry, "Promised Land" que se torna um grande sucesso. Ao longo de sua carreira Elvis gravou uma dezena de faixas de Berry. Em 1987, Chuck Berry foi justamente homenageado no filme "Hail! Hail! Rock 'N Roll" com a participação de grandes nomes do Rock mundial.

Pablo Aluísio.

12 comentários:

  1. Gosto também de "NEVER GONNA GIVE YOU UP" de RICK ASKLEY

    ResponderExcluir
  2. muito bom tambem....tudo a ver com o tema....

    ResponderExcluir
  3. Digo que tem a ver com o tema pois ELVIS e RICK ASKLEY são detentores dos vocais melódicos maisGRAVES dos E.U.A

    ResponderExcluir
  4. a existencia deste Segundo "cantor" mencionado, realmente é muito GRAVE. !

    ResponderExcluir
  5. INCLUSIVE eu tenho uma BANDA aqui no PARANA e o vocalista da banda possui um timbre igualitariamente TENUE ao de RICK ASTLEY...
    muitos dizem que ele eh o RICH ASTLEY do PARANA

    ResponderExcluir
  6. então é o caso de voces reverem seus conceitos de banda...pq se for depender do vocalista de voces, o fracasso é eminente....

    ResponderExcluir
  7. mas a musica VIVA LA VIA do ColdPlay é um plagio do MARIO BROS concorda?

    ResponderExcluir
  8. Blog Pablo Aluísio
    Elvis Presley - Os Compositores de Elvis Presley
    Todos os Direitos Reservados.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, muitas canções famosas que achamos que é do elvis mas nao é mas interpretar também e uma arte dificil por incrivel que pareça Thiller não e de Michael Jackson e nem Twist and Shout é dos Beatles

    ResponderExcluir